top of page
  • Foto do escritorcontatoekonjr

Energias do futuro: um passo para a sustentabilidade


fonte: BlueSol energia solar

De modo geral, a sociedade e o uso de energias estão ligadas entre si, dado que os usos dessas energias fizeram parte da construção da atual civilização. De forma resumida, o ser humano passou por várias evoluções até chegarmos na ciência que temos hoje, dando importância social, econômica e ambiental sobre os usos das energias.


As energias podem ser divididas em dois grupos: Energias renováveis e não renováveis, como a própria nomenclatura indica, algumas energias se esgotam e outras se renovam, ambas energias tem seus pontos positivos e negativos, mas genericamente as energias renováveis são vistas como energias da sustentabilidade ou energias do futuro, dado que são energias limpas, logo emitem pouco gases de efeito estufa.


Temos fontes de energias naturais e limpas, como energia do sol, dos ventos e dos rios, mesmo assim, ainda existem usos de energias não limpas como derivada do carvão e petróleo. As energias renováveis tem como característica a sua rápida reposição, podemos citar como exemplo de energias renováveis a energia hidráulica, energia solar, energia eólica; energia de biomassa; energia geotérmica e oceânica, as quais serão explicadas em seguida.


fonte: PrePara Enem

As usinas hidrelétricas são as geradores de energias hidráulicas, as quais através da movimentação das turbinas transforma a energia potencial em energia mecânica e em seguida em energia elétrica, ou seja, transforma as forças da água do rio em energia elétrica. A sua implantação depende de estudos de impacto ambiental (EIA), onde são analisadas as suas possíveis consequências para os animais, como peixes, e para os seres humanos que residem próximos. No Pará, podemos destacar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a qual fornece 4.571 MW (Megawatt) de energia para o seu público.


A energia solar é produzida pela luz solar, a qual a sua produção é considerada inesgotável, visto que a energia solar é uma fonte primária. A e ar, as quais movimentam as hélices dos aerogeradores produzindo energia elétrica. No Pará existe um projeto que se utiliza dessa energia, localizado na ilha do Marajó, a energia produz 50 KW (Kilowatts) para 150 famílias da região.


A energia de biomassa é a energia produzida através da matéria orgânica, sendo esta utilizada em biocombustíveis, a sua produção requer cuidados com meio ambiente, evitando o desmatamento e o uso de agrotóxicos. A região do Pará é composta por áreas destinadas à produção agrícola, dado isso, a energia de biomassa se torna um grande potencial de energia para a região.


A energia obtida por meio do calor no interior da terra é chamada de energia geotérmica ou energia geotermal, isso ocorre devido a camada manto (circunda ao núcleo) que é formada por rocha e magma, semelhante às lavas dos vulcões, e a última camada que é onde habitamos, é a crosta, a camada mais externa. De modo resumido, para que haja a geração de energia, é necessário perfurar o subsolo, onde se encontra vapor e água quente em larga quantidade, na qual deve ser extraído por dutos e conduzidos a um gerador na superfície da terra para que a partir daí possa haver a transformação da energia geotérmica em elétrica.


A dinâmica da energia oceânica é semelhante a energia eólica, a qual através do movimento das marés, gira uma turbina que produz energia elétrica. Primeiramente é construído uma barragem em ambientes com altas proporções de marés, a movimentação das marés provocam rotação de motores que produzem energia elétrica, além disso os movimentos das ondas promove a acumulação da água numa câmera interna, a qual libera jatos d'água para uma turbina ligada a um gerador de energia, com isto é produzido energia cinética (ondas) e logo após energia elétrica.



Em síntese, torna-se imprescindível o fomento ao uso das energias renováveis, visto que o Brasil é um território com características naturais que favorece ao uso das energias sustentáveis, especificamente a energia solar, pois se destaca em relação a economia e viabilidade na produção de energia limpa, principalmente na região amazônica, visto que Belém e região metropolitana é um local com bastante incidência de raios solares. Além do mais, as energias renováveis é uma forma de pensar não só na geração atual, mas também nas próximas gerações evitando a degradação do meio ambiente e a extinção dos ecossistemas.


Fontes:

DA CRUZ SEGUNDO, Eliude Introvini. Estudo de energia eólica para a Ilha de Marajó-PA. 2009.


DE LIMA, Fernanda Costa et al. Análise do potencial ambiental para geração de energia renovável do sistema fotovoltaico do estacionamento hangar–Belém/Pará.


EMPRESA, DE PESQUISA ENERGÉTICA. Fontes de Energia. 2021. 2021.


ENERGIA, Norte. UHE Belo Monte, A Maior Usina Hidrelétrica 100% Brasileira. Brasília: Norte Energia. Disponível em https://www. norteenergiasa. com. br/pt-br/uhe-belo-monte/a-usina, acesso em abril, v. 2018, 2022.


GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energias renováveis: um futuro sustentável. Revista Usp, n. 72, p. 6-15, 2007.


VILLAC, Clarice. Energias Renováveis & Vida Saudável – charge. In: Energias Renováveis & Vida Saudável – charge. [S. l.], 26 out. 2012. Disponível em: https://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/2012/10/26/energias-renovaveis-vida-saudavel-charge/. Acesso em: 14 abr. 2022.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page